Cultura Corporativa: como identificá-la para melhor direcionar o capital humano?

Posted By on jun 12, 2017 | 0 comments


Cultura Corporativa: como identificá-la para melhor direcionar o capital humano?

A Cultura Organizacional é alimentada por seus colaboradores. Mantê-los alinhados com o propósito da empresa é fundamental para resultados eficazes.

Identificar a cultura corporativa é uma atividade bastante complexa. Se não pelo número de tarefas a serem realizadas ou pela complexidade de execução, certamente é por causa da dificuldade de percepção e interpretação dos dados adquiridos através destas tarefas.

A cultura é criada, fortalecida e redesenhada por uma junção de atributos tanto da própria empresa quanto de seus stakeholders. E para que funcione adequadamente, é necessário, então manter alinhados os interesses da própria organização com os desejos de todo o seu capital humano. Em resumo, se as pessoas conhecem e compartilham do propósito da empresa para seu futuro profissional, então você tem uma Cultura Organizacional estruturada e adequada para a sua empresa.

É importante lembrar, neste ponto, que não existe cultura certa ou errada, somente aquela mais adequada para os propósitos da corporação. Como um ótimo exemplo podemos comparar a cultura da AMBEV, super competitiva – que até incentiva, em certo ponto, a rivalidade entre integrantes de um time – em contraponto à cultura da GE, que estimula a cooperação e o fomento às novas ideias, dando abertura para que todos tenham oportunidades iguais.

Quais são os pilares da Cultura Organizacional?

Fonte: Google

Fonte: Google

Para que se possa começar a identificar a cultura empresarial, então, é necessário ter em mente que são duas as esferas de análise, uma mais estrutural e outra mais comportamental/social/humana, direcionada aos stakeholders – mas ambas devem estar sempre alinhadas com o propósito, valores e objetivos estratégicos da empresa.

Quando analisa-se o primeiro, o foco deve ser direcionado para a parte operacional e tática da corporação: processos, compliance, recrutamento etc. Os processos estão alinhados ao propósito da empresa? A sua execução está de acordo com os valores empresariais? Isso é refletido no clima da empresa?

As respostas à estas questões são todas indicativas do que deve ser remodelado estruturalmente na empresa para que uma nova cultura possa aflorar.

Quando falamos de uma análise comportamental/social/humana da cultura organizacional, o assunto é completamente diferente. É preciso conseguir captar qual é a percepção dos stakeholders em relação a parte estrutural. Além disso, é muito importante saber se a régua de valores para contratação de novos talentos está alinhada com os macro-objetivos da organização.

Um fato recorrente em muitas empresas e que resulta em pioras na cultura organizacional é a contratação de novos colaboradores sem a determinada avaliação da posição aberta, das competências exigidas, do perfil do profissional para a execução do seu papel, das suas potencialidades e fit com o código de cultura da empresa.

Esse desencontro de expectativas – tanto da corporação quanto do profissional – geram desinteresse, desengajamento e infelicidade e, obviamente, impacta diretamente no clima organizacional – que, por sua vez, é fator determinante para a manutenção de uma cultura adequda.

Colocando em prática

02

Fonte: Google

Entendendo quais são os direcionamentos estratégicos para uma correta análise da cultura corporativa, é hora de executar o seu projeto de identificação da cultura corporativa.

Existem diversas formas para esse planejamento e, aqui, daremos um exemplo de que caminho seguir.

Reveja alguns processos

Esse é um bom jeito de saber se a estratégia empresarial está alinhada a alguns processos e guias existentes que ajudam na definição da cultura, tais como processos de avaliação de perfil, recrutamento, compliance, gestão etc.

Tenha o propósito corporativo (ou a sua missão) como objetivo dessa análise e utilize os valores da organização como pontos de avaliação dos processos. Assim, é possível identificar quais necessitam de remodelamento.

Pesquisa de clima organizacional

É extremamente importante entender como os colaboradores veem a empresa e se eles conseguem perceber – e se estão alinhados – ao propósito. Além disso, é possível identificar pontos de tensão que podem estar influenciando na capacidade de entrega dos colaboradores bem como puxando seus índices de engajamento para baixo.

Estude os job descriptions e organograma

Só assim será possível perceber se as funções atualmente existentes são suficientes para a execução, ou até mesmo se elas são necessárias. Além disso, é possível reestruturar as funções de acordo com os pontos de atenção encontrados na etapa de auditoria interna de processos.

Identifique os influenciadores e multiplicadores da cultura

Saiba quem são os colaboradores que influenciam na propagação da cultura corporativa e se eles estão alinhados com os propósitos da empresa. Além disso, entenda quais são seus perfis comportamentais e como eles podem ajudar na multiplicação da cultura de uma forma positiva.

Crie um plano de comunicação interna para reforçar a cultura

Não adianta você analisar e identificar pontos de melhoria da cultura corporativa se você não comunica as mudanças para todos os stakeholders. Só assim é possível modificar suas percepções sobre a cultura e tornarem-se multiplicadores e fortalecedores dos seus aspectos.

Você sabe me dizer se a cultura da sua empresa está adequada com os objetivos estratégicos e a expectativa dos colaboradores? Deixe nos comentários a sua resposta! :)

Rafael Oliveira, 31 anos, é formado em Design pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e MBA em Gestão Empresarial pela FGV. Já trabalhou como diretor de arte e designer freelancer, mas encontrou sua paixão profissional no marketing & comunicação. Atualmente é consultor de marketing digital da Hunter Consulting Group e gosta de falar sobre os mais diversos assuntos ligados ao mundo corporativo: desenvolvimento humano, liderança, marketing, empreendedorismo, gestão, mercado e política.

Trackbacks/Pingbacks

  1. Mudando a Cultura Corporativa em 4 passos | Hunter Consulting Group - […] após uma análise – como proposta no post anterior – é percebida a necessidade de um realinhamento da cultura…
  2. Case: IBM e a cultura corporativa da nova era | Hunter Consulting Group - […] se você gostou, a gente tem esse, esse e mais esse conteúdo sobre cultura corporativa e que você pode…

Faça um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *