Líder, saiba qual é o seu estilo de liderança e como utilizá-lo em seu favor

Posted By on maio 22, 2017 | 0 comments


Líder, saiba qual é o seu estilo de liderança e como utilizá-lo em seu favor

Existem diversos tipos de liderança. Para conseguir tirar o melhor proveito do seu, saiba qual é e se planeje a partir disso.

Liderança sempre foi um assunto de muito interesse para o ambiente corporativo. Talvez por isso haja uma extensa variedade de pesquisas direcionadas para entender, cada vez mais, os líderes, suas habilidades, competências e potenciais.

Por conta desses diversos estudos, é possível perceber uma boa mudança na atuação profissional dos líderes atuais. Aquele estilo do chefe mandão, por exemplo, que se sustenta através do medo e da autoridade, já é bem menos usual de encontrar em grandes corporações.

Sabemos: liderar não é tarefa fácil. Além da responsabilidade de levar o time para frente e atingir os melhores resultados – tarefa que demanda muito controle emocional e outras competências comportamentais bem desenvolvidas – o líder deve aguentar o stress constante de prever possíveis problemas, melhorar o engajamento e a sinergia entre a equipe, planejar os passos futuros e estar sempre de olho nas métricas para ver quais pontos podem ser aprimorados.

Tendo em mente que é um papel bastante trabalhoso, qualquer ajuda é bem-vinda para conseguir alcançar os resultados. E saber que existem diversos perfis de liderança e qual é o seu pode te ajudar, e muito.

Se, por exemplo, você é um líder que costuma evitar conflitos diretos, saiba que não está sozinho e que existem diversas formas de alcançar seus objetivos sem batalhas épicas. O mesmo acontece com quem é mais enégico, mais detalhista, mais comunicativo e assim por diante.

Além disso, para a empresa, é importante saber que existem algumas posições de liderança que se adequam melhor a determinados departamentos/funções e, assim, consiga direcionar seus colaboradores para o caminho correto.

Veremos, então, alguns estilos de liderança e quais suas principais características:

Liderança Autoritária ou Autocrática

Fonte: Google

Fonte: Google

É a famosa liderança pelo medo. Centralizador, o líder foca na delegação de tarefas e em sua execução no menor tempo possível, cheio de regras pré-estabelecidas e extremamente rigoroso.

Levando em consideração apenas a sua ideia, não estimula a participação da equipe nos processos decisórios e nem mesmo o desenvolvimento profissional dos colaboradores, já que não existe a possibilidade de participação e de mostrar sua evolução.

Geralmente esse tipo de liderança – retrógrada, diga-se de passagem – acaba minando o engajamento dos participantes do time e diminuindo a produtividade, além de acabar com o clima organizacional.

Liderança Liberal

Fonte: Google

Fonte: Google

Esse é o tipo de líder que vem tomando conta das empresas. Com uma visão de delegar funções e fornecer autonomia aos integrantes do time, ele permite que realizem suas atividades de acordo com o seu conhecimento e entendimento da situação, dando-lhes mais liberdade para executar e responsabilidade sobre suas decisões.

É importante lembrar que líderes liberais precisam estar sempre atentos com o desempenho da equipe, para que todos estejam desempenhando o seu melhor possível.

Além disso, líderes liberais também costumam dar mais voz aos integrantes da equipe, permitindo que participem mais ativamente nas decisões e complementem com ideias e soluções inovadoras.

Para ajudar na gestão da equipe, podem utilizar ferramentas como o feedback e a avaliação 360º.

Liderança Visionária

Fonte: Google

Fonte: Google

Este é um tipo de liderança que vem sendo bastante procurada pelos times de recrutamento das grandes empresas.

Isso porque o líder visionário tem uma característica muito peculiar: ele é um empreendedor interno. Consegue perceber mudanças no mercado e propor soluções criativas e de sucesso. Além disso, possui um grande senso de dono, ou seja, “veste a camisa da empresa”, acredita que é uma peça fundamental para o desenvolvimento dos resultados da empresa e se envolve profundamente com suas atividades.

Líderes visionários são ótimas escolhas para departamentos como:

  • Comercial
  • Marketing
  • Desenvolvimento de novo produtos
  • P&D

Para departamentos que precisam ser mais tradicionais, como compliance ou financeiro, talvez precisem fazer mais esforço para adequar-se ao sistema mais tradicional e burocrático que será demandado.

Liderança Democrática

03

Fonte: Google

Assim como na liberal, o líder democrático gosta de envolver seus liderados nas decisões da equipe, mas em um grau mais aprofundado. Funciona quase como um treinador de um time, ou um coach: ele direciona a equipe para que ela, conjuntamente, chegue às conclusões mais importantes para o trabalho.

É extremamente eficaz na criação de laços e vínculos com a sua equipe, assim como no engajamento dos liderados. É sempre visto como um modelo a ser seguido. É um ótimo perfil para o departamento de comunicação ou de Recursos Humanos de uma empresa justamente por causa disso.

Liderança Situacional

Fonte: Google

Fonte: Google

É um estilo de liderança bem generalista. Neste caso, o líder tem sensibilidade para identificar uma determinada situação e consegue, com maestria, adequar seu estilo de liderança para o melhor perfil necessário naquele momento.

Esse é um tipo de liderança bem mais comum em posições mais seniores ou de nível executivo, como diretores, vice-presidentes e presidentes. Isso porque demanda uma certa experiência conseguir identificar as situações e qual o melhor estilo de liderança deve-se imprimir para a sua resolução.

Quer saber mais sobre como ser um líder cada vez melhor? Leia esse post!

É importante lembrar que essa divisão não é uma regra – e não é a única. Existem muitas outras variações e perfis de liderança que se adequam às mais diversas situações

Saber identificar o seu perfil de liderança pode te ajudar a traçar melhores estratégias de gestão e conseguir alcançar resultados – tanto com sua equipe quanto para a sua empresa – com menos esforço, otimizando tempo e energia.

Além disso, independente do perfil do líder, existem algumas competências que são essenciais em todos eles, tais como:

  • Senso de dono
  • Comunicação bilateral
  • Inteligência Emocional
  • Visão estratégica
  • Negociação
  • Trabalho em equipe

Para finalizar, é importante pontuar que um bom líder é aquele que, apesar de tudo, se preocupa e se desenvolve junto com a sua equipe. É aquele que sabe motivar e direcionar os interesses de todos os integrantes para o propósito maior – o da empresa, criando um vínculo este e o propósito profissional de cada colaborador.

Você já sabe qual é o seu estilo? E do seu líder? O que você acha que pode fazer para melhorar? Deixe seu comentário e vamos evoluir juntos? :)

 

Rafael Oliveira, 31 anos, é formado em Design pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e MBA em Gestão Empresarial pela FGV. Já trabalhou como diretor de arte e designer freelancer, mas encontrou sua paixão profissional no marketing & comunicação. Atualmente é consultor de marketing digital da Hunter Consulting Group e gosta de falar sobre os mais diversos assuntos ligados ao mundo corporativo: desenvolvimento humano, liderança, marketing, empreendedorismo, gestão, mercado e política.

Faça um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *