Gestão hi-tech: 04 tecnologias que vão ajudar a gerenciar a sua equipe e seus resultados.

Posted By on maio 15, 2017 | 0 comments


Gestão hi-tech: 04 tecnologias que vão ajudar a gerenciar a sua equipe e seus resultados.

Descubra algumas plataformas online que podem te economizar trabalho e tempo.

É verdade que ainda existem muitos gestores e líderes que não se adaptaram tão bem às novas tecnologias. Alguns preferem o bom e velho papel para fazer acompanhamentos, planilhas e relatórios.

Mas com a chegada das novas gerações em posições de liderança, a tecnologia vem sendo cada vez mais incorporada na rotina de trabalho dos líderes bem como de suas equipes.

Automatização de processos, acompanhamento de métricas e criação automática de relatórios são algumas das funcionalidades que as diversas plataformas existentes podem proporcionar aos gestores, aumentando a sua performance e diminuindo o trabalho braçal.

Então veja aqui 05 dicas de plataformas online que podem te salvar um trabalhão:

Trello

trello

Essa plataforma, baseada na metodologia Kanban, tem o seu ponto forte na facilidade e flexibilidade de uso.

Com a possibilidade de criação de boards – onde você agrupa suas tarefas macro (como “em espera” ou “em processo de correção”) – e cards (que funcionam como subtarefas), você consegue organizar fluxos de trabalho entre toda a equipe de uma forma bastante visual e de fácil assimilação do que está sendo realizado e o que já foi finalizado.

Além disso, o trello possui outras funcionalidades, como adicionar notas e comentários em tarefas, log de tarefas, possibilidade de anexar figuras e documentos, automação de avisos de mudanças nas tarefas dentre muitas outras.

O aplicativo é online e grátis – mas possui uma versão corporativa paga, com mais funcionalidades disponíveis.

Asana

asana

É uma plataforma online para gestão de projetos. Super completo, te permite criar e estruturar projetos de acordo com as suas etapas, definir as pessoas da equipe responsáveis por realizá-las, adicionar deadlines além de outras diversas informações importantes para a execução no prazo determinado, diminuindo chances de erros.

É um pouco mais complexo para aprender que o Trello – mas não chega a ter uma navegabilidade ruim –  e possui mais funcionalidades. É complexo em sua estrutura, mas uma vez entendido como funciona, as atividades fluem com muita naturalidade.

É ótimo para automatizar processos que envolvem mais de uma pessoa na equipe, já que avisa todos os envolvidos na tarefa por e-mail.

Por exemplo: você tem um projeto que estão envolvidas 03 pessoas (você, líder, e mais dois analistas). Quando alguém completa uma tarefa, a plataforma automaticamente avisa a você e à pessoa responsável pela próxima tarefa que esta já foi finalizada. Assim, todos que tem interesse nessa informação já sabem que podem dar início no seu trabalho.

Uma das coisas mais bacanas dessa plataforma é a possibilidade de gerar relatórios automáticos – que são mais detalhados na versão paga. Ainda assim, a versão grátis te permite gerar relatórios de tarefas completadas e tarefas assimiladas a outros participantes do time.

 

banner-cta

 

Wunderlist

wunderlist

Sabe aquela máxima de que todo gestor deve planejar o seu dia ao chegar no trabalho, com uma lista de afazeres para otimizar tempo?

Então, esse é o aplicativo perfeito para te ajudar nisso! Simples de usar, ele permite que você crie listas de tarefas, com ordem de prioridade, deadlines e outras pequenas informações importantes para alcançar os seus objetivos rotineiros.

O ponto forte do Wunderlist é a facilidade de criar as listas e assimilar prazos, que podem ser feitos com dois cliques, basicamente. Além disso, é um aplicativo cross-platform e você consegue sincronizar e acessar suas informações no computador, tablet ou smartphone.

Não pode esquecer de mandar um e-mail para o VP da área? Ou aquela reunião que você marcou no corredor enquanto tomava um café? O Wunderlist vai te salvar a vida e liberar o seu cérebro para guardar as informações realmente importantes.

Evernote

evernote

Todo líder sabe que ideias e soluções não surgem somente no horário comercial, não é mesmo?

Você está no banho, ou quase dormindo, e de repente vem a resposta para aquele problemão que você tinha e não sabia como resolver. Aí você pensa consigo mesmo que não pode esquecer de jeito nenhum e, no outro dia, acontece o contrário: não consegue lembrar de jeito algum.

Para esses momentos – frustrantes, muitas vezes – o Evernote é a plataforma online que vai te salvar. Simulando os famosos moleskines, ele te permite criar cadernos diversos, separados de acordo com a sua necessidade, que agrupam notas, que nada mais são que boards onde você pode escrever suas ideias, anexar fotos, áudios, arquivos, fazer sketches na hora e muito mais.

Além do fato de ele ser cross-platform também, existe a possibilidade de criar cadernos cooperativos com os membros da sua equipe, e pode ser uma ótima ferramenta para brainstorms, depósito de ideias para projetos futuros, sugestões de pautas para publicações dentre outras diversas finalidades.

 

E aí, o que achou? Você tem alguma recomendação de outra plataforma, aplicativo ou tecnologia para compartilhar conosco?

 

Rafael Oliveira, 31 anos, é formado em Design pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e MBA em Gestão Empresarial pela FGV. Já trabalhou como diretor de arte e designer freelancer, mas encontrou sua paixão profissional no marketing & comunicação. Atualmente é consultor de marketing digital da Hunter Consulting Group e gosta de falar sobre os mais diversos assuntos ligados ao mundo corporativo: desenvolvimento humano, liderança, marketing, empreendedorismo, gestão, mercado e política.

Faça um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *